No Verão, os dias de calor e as noites amenas convidam a desfrutar ao máximo dos parques e jardins. E, se quiser construir um pequeno jardim botânico na sua casa, deverá executar as seguintes tarefas para deixar o seu espaço ainda mais agradável e harmonioso.
O primeiro passo a tomar é a aquisição de utensílios de jardinagem para facilitar a manutenção do seu jardim. O kit deverá ser composto pelos seguintes materiais: uma pá, uma espátula para pegar terra, um regador, uma tesoura específica para a realização de podas e um par de luvas de jardinagem, de forma a diminuir os riscos de acidentes e preservar a pele das mãos.
Regra de ouro: Regar frequentemente de forma inteligente
Durante os meses de mais calor é visível o aumento da temperatura, e por esse motivo, a rega regular no período da manhã é fundamental para cuidar do jardim no Verão. Assim sendo, a terra consegue absorver mais rapidamente a água, uma vez que está um pouco húmida da noite anterior e a planta recebe a água mais facilmente. No caso de regar à hora do almoço, existe a probabilidade de as folhas queimarem, devido à exposição ao sol e ao calor. Por outro lado, regar ao fim do dia faz com que a terra permaneça molhada durante toda a noite, agravando o risco de aparecer doenças derivadas dos fungos.
Transplantar as flores de vaso ou mudar o substrato – No caso de as plantas estarem em vaso (dentro ou fora de casa) começam a apresentar sinais de que estão com o substrato esgotado, tornando-se amarelas, secas e com pouca folha ou flor. Por conseguinte, é sinal que é necessário mudá-las de vaso e/ou substrato.
Colher os frutos e as plantas aromáticas – Uma regra fundamental que deve memorizar: cortar as folhas e flores secas para estimular a produção de novos ramos.
Corte as flores secas para estimular a produção de novas flores e colha os frutos das árvores antes que estes apodreçam, evitando assim a proliferação de doenças e pragas.
Fertilização com adubos adequados – Nutrientes é a palavra-chave no que diz respeito à protecção das plantas da seca e do calor. Várias pessoas esquecem-se de um passo muito importante: a fertilização. Fertilize as suas plantas, em especial as que se encontram em canteiros e vasos. Desta forma, comece por retirar a camada superficial e substitua-a por um novo substrato misturado com adubo.
Cortar os ramos e folhas secas – A manutenção do seu jardim no verão é muito importante. Neste sentido, podar permite que as flores e plantas se desenvolvam saudavelmente todos os dias. As roseiras e as trepadeiras, são dois dos exemplos, que deverá eliminar os ramos e folhas secas para um crescimento mais rápido.
Instalar um sistema de irrigação automático no jardim – Um sistema de rega automática irá facilitar imenso as tarefas na jardinagem, em especial quando estiver de férias. Conforme as condições meteorológicas e a época do ano, conseguirá ajustá-lo sem dificuldades.