Avançar para o conteúdo

Alimentação saudável para crianças

Uma boa alimentação também pode ser sinónimo de diversão, alegria e, claro, de muitas guloseimas.  Os mais pequenos adoram sabores clássicos, especialmente quando se trata de doces. O chocolate, morango, baunilha, manteiga de amendoim, estão entre as escolhas mais populares. Estes são os sabores que compõem o gelado clássico, sendo uma das iguarias muito apreciada pelos mais novos.

As famílias devem envolver as crianças no mundo da cozinha desde tenra idade. Neste sentido, a preparação de alimentos e o conhecimento de ingredientes saudáveis são fundamentais para a educação das crianças. Existem diversas formas criativas para substituir o açúcar refinado. Não sabe por onde começar? Então continue a ler atentamente este artigo. 

Quem disse que os lanches sem açúcares refinados não são divertidos?

O universo das receitas é vasto. No entanto, hoje em dia, há inúmeros truques criativos para tornar os lanches dos pequenitos mais atractivos. 

Smoothie de frutas

Um smoothie de frutas é uma óptima oportunidade para inserir alguns nutrientes extras na dieta equilibrada do seu filho. Em alternativa também poderá adicionar vegetais. Dê preferência a receitas à base de fruta da época. 

Panquecas de aveia e banana

Panquecas ou queques de banana caseiros contêm grandes níveis de açúcares naturais, como a sacarose, oferecendo mais “vida” e sabor  às suas receitas.

Deixe a farinha refinada de lado e  utilize alternativas igualmente saborosas, como as farinhas integrais: aveia, linhaça ou alfarroba. Açúcares refinados estão associados a problemas de saúde em crianças, como o aumento do risco de doenças cardíacas, obesidade infantil e diabetes tipo 2.

Bolos

Quando estiver a preparar bolos, use açúcar amarelo ou mel para adoçar. Por outro lado, se os seus filhos adoram uma tigela repleta de cereais ao pequeno-almoço, não precisam de prescindir desse hábito tão saboroso. No grupo Miranda Supermercados encontra várias opções com cereais 100% naturais e sem açúcares adicionados. 

 Pipocas

As pipocas são classificadas como fast food, mas é realmente um grão integral nutritivo. Faça as suas próprias pipocas, regue com um pouco de manteiga ou polvilhe com canela. No entanto, tenha cuidado ao oferecer pipoca para crianças mais novas, pois pode ser um risco de asfixia.

Nozes

As nozes são ricas em gorduras saudáveis, juntamente com fibras e antioxidantes. A gordura dietética é importante para apoiar o crescimento infantil.

Os médicos costumavam recomendar a retenção de nozes de crianças devido ao risco de reacção alérgica, mas evidências mais recentes sugerem que a introdução de nozes em idade precoce reduz esse risco.

Pêras fatiadas com ricotta

As pêras são um deleite doce e fácil de preparar quando são cortadas em fatias e são ricas em fibras.

Espalhe cada fatia com queijo ricotta para adicionar uma deliciosa fonte de proteína e cálcio ao lanche do seu filho.

Batata-doce frita assada

A batata-doce é uma das fontes mais ricas de betacaroteno, um nutriente que pode ser convertido em vitamina A pelo seu corpo. Contribui para olhos e pele saudáveis.

Neste dia, não há dúvida de que os mais pequenos brincam muito e divertem-se com a família e amigos para criar memórias que serão acarinhadas durante vários anos.