Avançar para o conteúdo

Conheça as 6 dicas de poupança para 2022

Conheça as 6 dicas de poupança para 2022

A gestão das finanças pessoais requer, cada vez mais, uma tomada de deliberações, sejam em termos de poupança ou de consumo. Não sabe por onde começar? Siga, atentamente, estes passos para economizar, sem alterar por completo a sua rotina diária.

     
1. Poupar dinheiro na alimentação


Ao fim do mês, as despesas a nível da alimentação são as mais elevadas. Mas existem formas de reduzir esses valores. Se delinear um plano adequado para as ementas semanais, evitará as compras em excesso. Ou seja, se compor uma lista de artigos mais organizada e rigorosa, ajudará a evitar a comprar o que não precisa. Ao programar as suas refeições, poderá ainda aproveitar as sobras da refeição anterior, no intuito de fazer outros pratos, como por exemplo: batatas e legumes cozidos podem ser reaproveitados para serem transformados numa sopa ou um frango assado pode servir para preparar uma salada. 

Em alternativa, poderá ter como recurso o take away por falta de tempo para cozinhar. A leitura dos panfletos das promoções dos supermercados também auxilia na compra de produtos mais acessíveis.

   
2. Aproveite as promoções 


Ao longo do ano, as lojas divulgam preços mais baixos, em determinados artigos, fora das temporadas de promoções. Na prática, isso significa que existem cada vez mais oportunidades para economizar, aproveitando estas promoções e saldos para comprar produtos de que necessita, mas a um valor mais reduzido.

 

3. Poupe na factura da electricidade

Mesmo estando em casa, em teletrabalho, saiba que é possível economizar dinheiro nesta categoria de despesas. Para tal, é importante redobrar a atenção relativamente a equipamentos electrónicos, computadores, tablets, smartphones que estejam ligados à corrente e que não estejam a ser utilizados. Os carregadores destes dispositivos gastam imensa energia sempre que estão ligados à tomada. Lembre-se também de desligar as luzes e candeeiros quando ninguém está numa determinada divisão. São pequenos detalhes que permitem poupar cada vez mais nas contas.

Se estiver a trabalhar em casa, tente aproveitar ao máximo a luz natural, neste caso opte por trabalhar mais perto da janela e, em vez de recorrer constantemente ao aquecedor, agasalhe-se com roupa mais quente.  O sol, sendo responsável pela produção de vitamina D, também ajuda a relaxar, melhora a qualidade do ar e diminui os riscos de doença. Assim, elimina a luz artificial e permite gerar uma grande poupança a nível da electricidade.

  
4. Feche as torneiras e ajude o Planeta Terra

Uma dica importante a ter em conta é a utilização adequada da água. Enquanto lava os dentes ou esteja a tomar banho e na aplicação do champô, deve fechar as torneiras, evitando desperdício de água. Troque os banhos de imersão por duches rápidos e ainda reaproveite essa água para regar as plantas. Além de ajudar o Planeta Terra, está também a reduzir a factura de água no final do mês.

   
5. Aponte as despesas mensais

Esta dica de poupança de dinheiro é elementar, uma vez que permite ter um maior controlo sobre as despesas domésticas, entre outras. Todavia, o principal objetivo passa por identificar quais despesas, no final do mês, que possam ser evitadas. Este processo irá possibilitar economizar dinheiro de forma gradual. Sugerimos que elabore um plano de orçamento pessoal ou familiar, de modo a observar e controlar todas essas despesas.

  

6. Faça Férias cá dentro

Portugal é um país que engloba várias atracções turísticas e por umas dezenas de euros poderá disfrutar de umas férias excepcionais. Faça a comparação de uma semana de férias no estrangeiro e uma semana cá dentro. Na maioria dos casos poderá poupar algum dinheiro ficando por terras lusas.