Com a chegada de uma nova estação, mudam-se os hábitos alimentares. Na Primavera, os dias tornam-se mais compridos, as temperaturas mais agradáveis e a natureza brinda-nos com cores, perfumes e aromas que conquistam qualquer um. É considerada uma das épocas mais aprazíveis do ano. Assim, os alimentos privilegiados no outono e no inverno dão lugar a refeições primaveris mais coloridas, leves e frescas.
O consumo de alimentos frescos, sazonais, não processados e de cultivo de proximidade, isto é, de origem nacional asseguram uma elevada qualidade nutricional. Descubra alguns ingredientes típicos da Primavera e as suas características nutricionais:
- Alcachofras
Apesar de não ser um ingrediente apreciado por muitas pessoas, é um legume que está repleto de vitaminas como a Riboflavina, Niacina, B6 e Tiamina e possui também uma grande concentração de fitoquímicos, que colaboram no processo de digestão e na regulação do organismo. Está disponível nos meses de Abril a Junho no nosso país.
- Cerejas
São frutas ricas em vitamina A e em compostos fenólicos e flavonoides que apresentam um baixo valor calórico e com uma acção forte de antioxidante. Estes compostos associados a um estilo de vida saudável contribuem para a prevenção de doenças coronárias e de determinados tipos de cancro. Em Portugal, este produto está disponível nas grandes superfícies entre os meses de Maio a Julho.
- Favas
Além de um elevado teor em proteína de origem vegetal, esta leguminosa ancestral possui duas vezes mais ferro do que os espinafres. As favas são ricas em fibras, amido, vitaminas do complexo B e em minerais como o zinco e selénio que proporcionam um efeito positivo na regulação do apetite, melhoram os níveis de colesterol e o trânsito intestinal.
- Funcho
Um alimento tímido e muito subvalorizado. No Funcho aproveita-se tudo, desde o bulbo até às folhas. Nada se perde, tudo se transforma. É rico em inúmeras vitaminas, nomeadamente: B3, B5, C, E, e K, cálcio, ferro, magnésio, potássio, betacaroteno, biotina, iodo, fósforo e zinco. Uma curiosidade deste ingrediente: o nome da capital madeirense, Funchal, foi inspirado neste alimento e é precisamente nessa região que são confeccionados os famosos rebuçados de funcho, muito apreciados para acalmar a tosse.
- Nêspera
É um fruto cuja produção nacional realiza-se entre Abril e Maio, em particular na região do Algarve. A nêspera fornece uma fonte de vitamina A, responsável pelo bom estado de saúde da pele e das mucosas. Adicional, o fruto apresenta um baixo valor calórico e possui compostos flavonoides com propriedades antioxidantes e em carotenos, daí ter uma cor alaranjada. O alto teor em potássio e pectinas (fibras alimentares) contribuem para a regulação dos níveis de colesterol.
- Rabanete
O rabanete é uma pequena hortaliça que pertence à mesma família do nabo, agrião e da couve. Rico em vitaminas do complexo B, antioxidantes e minerais como o potássio, o zinco e o fósforo, este ingrediente primaveril pode auxiliar não só no controlo da tensão arterial, no funcionamento digestivo, como também na protecção do sistema imunitário. Além destas características, este vegetal apresenta um baixo valor energético, frequentemente utilizado para dar cor aos pratos de saladas, de peixe ou carne e em sumos.
O nosso sistema imunitário vai agradecer o consumo destes alimentos ricos em benefícios para a nossa saúde. Deste modo, faça compras no grupo Miranda Supermercados, encha a despensa e desfrute de um sumo de frutas cheio de vitaminas ou de uma salada tropical.