Portugal é um país rico a nível de tradições gastronómicas, especialmente nas épocas festivas. Cada região apresenta uma enorme variedade de doces típicos que deliciam os mais pequenos e graúdos. O Carnaval representa muito mais do que desfiles, disfarces e brincadeiras, é também sinónimo de iguarias que confortam o nosso coração.
Já dizia o provérbio popular: É Carnaval, ninguém leva a mal, e muito menos à mesa. E como as refeições também podem ser divertidas, o grupo Miranda Supermercados mostra-lhe uma receita de uma iguaria doce madeirense perfeita para comemorar o Carnaval.
Malassadas, o doce típico do carnaval madeirense
À medida que o mês de Março se aproxima, avizinha-se também o típico cheiro das malassadas. Esta especialidade adocicada assemelha-se à filhó. As malassadas, originalmente criadas por habitantes da ilha da Madeira, são pastéis de massa, fritas em óleo e revestidas com açúcar, canela ou mel de cana da Madeira, tradicionalmente confeccionadas nas festividades carnavalescas. Como a palavra indica, são literalmente mal-assadas, ou seja, o termo deriva do facto de a massa no seu interior não cozer perfeitamente. Antigamente, nesta altura, o açúcar e a banha de porco estavam muito presentes nas casas da região para a preparação da Quaresma.
No decorrer dos séculos XVI e XVII, esta receita tradicional aterra nos arquipélagos vizinhos dos Açores e Canárias e mais tarde no Estados Unidos. Os emigrantes madeirenses e açorianos levaram este doce típico até ao Havai, e desde aí, a terça-feira de carnaval é celebrada como a Malasada Day (dia da Malassada).
Celebre a folia do carnaval, porque a vida são dois dias e o Carnaval são três. Confeccione esta doçaria e partilhe-a com os seus amigos e família, de certeza que vão adorar. Esta receita dá uma proporção de 50 malassadas.
Lista de ingredientes:
- 6 ovos
- 1 kg de farinha de trigo T55
- 750 ml de leite meio-gordo
- Raspa de 1 limão
- 30g de fermento de padeiro
- 1 Colher de chá de sal
- Óleo para fritar
- Açúcar, canela ou mel de cana da Madeira
Modo de preparação
- Numa tigela coloque a farinha e o sal;
- Dissolva o fermento em água morna, noutra taça, e verta-o no meio da farinha. Depois misture tudo.
- Acrescente a raspa de limão, e em seguida, adicione os ovos um a um e comece a amassar bem a massa, de forma que tudo fique incorporado e homogéneo.
- Junte o leite aos poucos e mexa vigorosamente.
- Chegou a hora de levedar. Com a ajuda de um pano ou folha de alumínio cubra a tigela com o preparado e deixe levedar durante duas horas.
- Numa panela, coloque o óleo e deixe aquecer bem antes de fritar. Utilize duas colheres de sopa para formar a massa.
- Após a cozedura, é recomendável que as malassadas sejam envoltas em papel absorvente para retirar o excesso de óleo.
- Por último, regue-as com mel de cana da Madeira ou polvilhe-as com açúcar e/ou canela.
Bom apetite e feliz Carnaval!